Com o apoio da FAPESP, e incubada no Parque de Inovaçao Tecnológico de São José dos Campos, a OpenSense concluiu o desenvolvimento tecnológico de sua Plataforma de navegação nos ecossistemas de inovação brasileiros. A plataforma, que pode ser acessada no endereço eletrônico www.opensense.com.br de forma gratuita, combina tecnologias avançadas de mineração de dados com inteligência artificial, para mapear, identificar e classificar de forma automática as organizações inovadoras de todo o país, tais como: universidades, institutos de ciência e tecnologia, parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, startups, redes de inovação, além das ações governamentais de apoio à inovação.
A plataforma oferece inúmeras funcionalidades aos seus usuários: radares de inovação, organizados por áreas geográficas, setores econômicos e potencial tecnológico; hélices de inovação, classificadas nas categorias cientifica, econômica e governamental, e fornecem visões georreferenciadas dos ecossistemas de inovação.
Planos de Acesso modulares já encontram-se disponíveis para os usuários incluindo desde planos básicos gratuitos para pesquisadores e empreendedores até planos escaláveis para realização de análises econômicas e mercadológicas avançadas, incluindo prospecções e consultas sob medida.
Antonio Marcos Marcos, CEO e fundador, destaca que a plataforma é uma resposta à crescente demanda de mercado por dados estratégicos estruturados nas áreas de inteligência de mercado, P&D e processos de inovação aberta.
Incubada no Nexus, a OpenSense possui o apoio da FAPESP PIPE para o desenvolvimento de sua tecnologia. Dentre suas conquistas, é plataforma foi vencedora na categoria Startup Geral do Innovation Awards 2022 – organizado pela GROW+ e ACATE - e do FIESP Acelera Startup 2022, categoria Smart Cities.